quarta-feira, 24 de abril de 2013

PREFEITURA DE CARNAIBA TIRA ÁRVORES DE PRAÇA DO CENTRO DA CIDADE E REVOLTA POPULAÇÃO

Por Cauê Rodrigues

 A prefeitura da cidade de Carnaíba, através da Secretaria de Obras e Infra Estruturas, já vem a certo tempo arrancando árvores de praças do centro da cidade como foi o caso das avenidas Saturnino Bezerra e José Martins, as duas principais da cidade alegando progresso e construções de novas praças. No dia 12 de Fevereiro de 2012, o Blog do Cauê Rodrigues fez uma matéria sobre a única árvore que ficou de pé. Tratava-se do centenário pé de azeitona que ficava em frente ao prédio do Cartório Eleitoral.
 Relembre; "Bem na avenida José Martins quase com a divisa com a Avenida Presidente Kennedy no centro de Carnaíba, encontra-se um enorme pé de azeitonas roxas que se tornou a alegria da criançada carnaibana. A árvore fica bem em frente a Saúde Farma com o Cartório Eleitoral. Sem perigo as crianças sobem à arvore e saboreia a pequena e doce fruta. O horário de maior frequência das crianças é no período da tarde e acabam fazendo nos lembrar de tempos de infância. Nos dias de sábado, dia de feira livre na cidade, a árvore se torna o ponto de encontro de moradores da zona rural que vem pra feira, por ter uma enorme copa, assegura sombra e conforto".
 Para a surpresa dos carnaibanos, na manhã desta terça feira 23 de Abril, funcionários terceirizados estavam cortando a ultima e restante árvore da Praça da José Martins, tirando doS carnaibanos o prazer de ver uma árvore centenária no centro da cidade e que não apresentava perigo nenhum a sociedade. Diante dos fatos, a juventude de Carnaíba começou uma mobilização na rede de relacionamentos Facebook, Blog do Cauê Rodrigues e Rádio Pajeú na tentativa  de que providência fossem tomadas com urgência. Indignados, algumas pessoas independente de opção politica, ligaram pra Rádio Pajeú, no Programa Manhã Total denunciando o "desmatamento". Caso que acabou sendo desmentido por Vicente Cassiano, irmão do prefeito, afirmando que era coisa de politicagem adversária.

Depois o Secretário de Obras, Drº Ozeas Magno falou a emissora de que a árvore poderia está pondo em risco a vida de pessoas e acabou de fato não falando nada com nada. Já não basta todas as outras árvores que já foram arrancadas pelas raízes na rua José Martins. O Secretário de Obras ainda alegou que as árvores estavam apenas sendo podadas, mas pra podar uma árvore, precisava também destruir a praça, como mostramas fotos feitas pelo músico Maykon Diego?
 O Blog do Cauê Rodrigues, assim como boa parte da população de Carnaíba pergunta e deixa espaço para a resposta do senhor Secretário de Obras. CADÊ A AUTORIZAÇÃO DO IBAMA? SABIA QUE ISSO É CRIME? Se o senhor Secretário tiver esta autorização do Ibama, nos mande por e-mail que postaremos aqui em nosso blog com seu direito de resposta. Vão fazer com as árvores o mesmo que fizeram com os antigos prédios que a Câmara de Vereadores cruzou os braços e nada fez para impedir?
O músico e educador Maykon Diego da Silva, de 27 anos, e a Universitária Elih Melo, de 22 anos que cursa Psicologia na  FACISST de Serra Talhada se engajaram na luta pela preservação do meio ambiente e a proibição da derrubada das árvores em Carnaíba. Leia o desabado da universitária;
" -Se essa Imagem significa Evolução, modernidade, me perdoem, mas isso na minha concepção jamais será um ato de desenvolvimento e sim desvalorização e falta de respeito com o patrimônio cultural Carnaíbano. A matéria é o pensamento em estado sólido, se eu fosse registrar tudo o que marcou minha vida em um papel, fotográfias, garanto que boa parte dessas árvores estariam dentro dessa retrospectiva. E ainda afirmo que 90% da população Carnaíbana já provou de algum desses frutos que por sua vez foram substituídas por palmeiras e bancos. Não sou contra o desenvolvimento da cidade, mas que a lei é " a industrialização que deve se adaptar ao meio ambiente e não o contrário". Mas graças a Deus e a nossos protestos via facebook e rádio, a Justiça teve Voz e Vez" !!!

Até as 15:46 da tarde desta segunda, a Redação do Blog do Cauê Rodrigues tentou por duas vezes falar com a Secretária de Administração sobre o assunto por telefone mas não fomos atendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário